quarta-feira, 17 de agosto de 2011

II Festival de Teatro de Cerquilho

Regulamento do II Festival de Teatro de Cerquilho



A  Prefeitura Municipal de Cerquilho, Secretaria Municipal de Educação e Cultura torna público o Regulamento para a participação de grupos, companhias e produções teatrais, profissionais, amadoras, estudantis  e  outras  interessadas  em  participar  do
II Festival de Teatro de Cerquilho - FETEC.

1. Do Objetivo:

1.1  O Festival é uma mostra “não competitiva” organizada pelo Departamento Municipal de  Cultura, com o objetivo de:

  • proporcionar encontro, reflexão, discussão, aprendizado e valorização da arte como meio de formação cultural do individuo e sua coletividade através da linguagem teatral;
  • promover o intercâmbio cultural entre as cidades do Estado;
  • divulgar as artes cênicas.

Parágrafo único:
Poderão participar as seguintes categorias: Teatro Adulto, Teatro  Infantil e Teatro de Rua.

1.2  Cada grupo inscrito deverá indicar um representante, de cena e ou técnico, para participar do encontro de debatedores do II Festival de Teatro de Cerquillho em dia e horário a ser definido entre 24 e 29 de setembro de 2011.


1.3  Caberá aos grupos selecionados indicarem um debatedor no ato da inscrição que efetuará  apontamentos técnicos sobre as peças assistidas  e  fará a mediação de diálogos entre o público e o grupo. Sua maior função é ressaltar sua experiência, seus desafios, suas propostas para a evolução das artes cênicas em nosso  município e região.

Parágrafo único:

Por não ser de caráter competitivo, todos os grupos participantes selecionados receberão certificado de participação.


2. Do Período de realização do Festival:

2.1 A segunda edição do Festival de Teatro de Cerquilho acontecerá entre os dias 24 e 29 de setembro de 2011, sendo  mostra “não competitiva”.

Durante o festival haverá 30 minutos para debates entre o púbico e debatedores que visam contribuir com:  a melhoria do trabalho dos grupos, com  o envolvimento e compreensão da linha de pesquisa, difusão dos meios utilizados para  o alcance de determinados resultados, desmistificação do fazer teatral, para a integração da sociedade com os grupos da região e dos grupos participantes entre si. Objetivamos o fomento da cultura através do intercâmbio cultural, através da experiência da participação, da pesquisa e troca de saberes que ampliam a formação cultural dos indivíduos envolvidos e nesse sentido contamos com o apoio e a colaboração da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo  em nos proporcionar um workshop teatral para maior integração de todos os participantes.

2.2  O festival será realizado no Teatro Municipal de Cerquilho e locais a serem indicados pela comissão organizadora,   no que diz respeito a peças de rua, entre os dias  24 e 29 de setembro e a entrega das lembranças do II FETEC e certificados aos participantes, será dia 29 de setembro a partir das 20 horas, no Teatro Municipal de Cerquilho.
3. Das inscrições
3.1 As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 15 de agosto a 12 de setembro de 2011 no Departamento de Cultura, ou via Correios considerando-se o dia 12 de setembro, a data limite para postagem das inscrições com a observância de todos os requisitos  para inscrição no II FETEC de 2011. As inscrições devem ser encaminhadas para: DEPARTAMENTO DE CULTURA, Avenida Dr. Vinicius Gagliardi n°. 1.180 – Jardim Nossa senhora de Lourdes – CEP 18520-000 - Cerquilho/SP,

3.2 Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição, disponível no
site http://www.cerquilho.sp.gov.br/ , ou no Departamento de Cultura e enviá-la, junto com
cópia do espetáculo inscrito em DVD, na íntegra, sem edição, além da
documentação especificada no item 5  deste regulamento (Da Documentação).

3.3 Todo o material deverá ser colocado em envelope, lacrado e enviado para o seguinte endereço:

II Festival  de Teatro de Cerquilho
PREFEITURA MUNICIPAL DE CERQUILHO - DEPARTAMENTO DE CULTURA
Avenida Dr. Vinicius Gagliardi, 1.180.
Jardim N.S. Lourdes
CEP: 18520-000  CERQUILHO/SP

3.4 Somente serão consideradas válidas as inscrições cujas fichas forem recebidas diretamente no Departamento de Cultura ou postadas nos Correios até o dia 12 de setembro de 2011.

4. Da participação
4.1 Poderão participar do II Festival de Teatro de Cerquilho grupos, companhias e produções teatrais  profissionais, amadoras, estudantis e outras, nas categorias: Teatro Adulto, Teatro Infantil e Teatro de Rua.

4.2. As inscrições estarão abertas de 15 de agosto a  12 de setembro de 2011 pelos correios ou no expediente do Departamento Municipal de Cultura, não sendo aceitas outras formas para inscrições. As mesmas deverão ser enviadas para o Departamento Municipal de Cultura, Av. Dr. Vinicius Gagliardi, 1.180 – Jardim NS. Lourdes – Cerquilho/SP  – CEP: 18520-000;

4.5. Cada grupo, ou companhia, poderá se inscrever com 1 (um) espetáculo, inédito ou não.

4.3 - A seleção dos espetáculos que participarão do II FETEC será feita por uma comissão municipal designada pela organização do II Festival de Teatro de Cerquilho, que selecionará 6 (seis) espetáculos divididos entre: Adulto, infantil e espetáculo de Rua.

4.6 Os grupos selecionados não poderão efetuar alterações na concepção do espetáculo, caso isso seja necessário, deverá ser comunicado à produção do Festival com no mínimo 20 dias de antecedência;

5. Da documentação
Além da ficha de inscrição, devidamente preenchida, o material de cada trabalho enviado deverá conter:

1 – Ficha de inscrição (II FETEC) devidamente preenchida;

2 – Anexos a serem entregues com a Ficha de inscrição:

a)  01 cópia do texto do espetáculo (idêntico ao da encenação);

b) Cópia CNPJ da instituição responsável pelo grupo ou currículo e recortes de matérias e reportagens publicadas em jornais (nome do Jornal e data/ano), que comprove outras apresentações com o mesmo grupo.

c) Cópia do RG e CPF do responsável pelo grupo, mesmo que amador

b) Carta de autorização para encenação da SBAT - Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT: http://www.sbat.com.br/ / Tel.: 21 - 2544-6966 e 2240-7431) ou do próprio autor, bem como do autor da trilha sonora, quando houver, apresentar Guia de recolhimento do  ECAD: www.ecad.org.br    (ECAD/Botucatu  - 14 – 3882.6561 / 9783.4875 Sr. João)  e   ou Carta de liberação da ABRAMUS (Associação Brasileira de Música e Artes) ou autorização expressa e assinada do autor.

c) 01 (uma) autorização para participação, expressa e assinada pelo pai ou responsável legal pelo menor. (caso haja menores em cena);

d) 01 (uma) cópia release do espetáculo com o tema da peça e demais informações (elenco e direção);
e) 01 (uma) cópia do histórico do grupo;

f)  DVD com a gravação do espetáculo completo sem edição ( ou de ensaios no caso de espetáculo inédito);

g) CD contendo arquivos de todos os materiais impressos (ficha de inscrição, release e histórico), além de 02 (duas) fotos do espetáculo (ou de ensaios no caso de espetáculo inédito)em boa qualidade e alta resolução para divulgação;

h) Mapa de palco (luz e som) utilizado no espetáculo;

i) Caso o espetáculo indicado tenha sido concebido para espaços alternativos, o Dirigente de Cultura da cidade de origem ou o responsável pelo grupo inscrito deverá consultar o Dirigente Cultural da cidade organizadora, quanto à possibilidade de receber a apresentação.


Observações:
  1. O materiais encaminhados para inscrição dos grupos não serão devolvidos, com exceção da gravação em DVD, dos grupos não selecionados.
  2. Todo material deverá ser enviado até o dia 12 de setembro de 2011 ao Departamento de Cultura de Cerquilho.
  3. A inscrição incompleta acarretará na automática desclassificação do grupo, caso os documentos descritos acima não sejam postados junto com a ficha de inscrição e o DVD do espetáculo, a inscrição será desconsiderada.
  4. 01 (uma) autorização para participação, expressa e assinada pelo pai ou responsável legal pelo menor. (caso haja menores em cena);
6. Companhias Selecionadas:
6.1  A comissão organizadora poderá selecionar 06 (seis) ou mais espetáculos para a Mostra da II Edição do Festival de Teatro de Cerquilho.

6.2 Os grupos selecionados poderão sugerir o dia e período (tarde ou noite), conforme o gênero inscrito e  disponibilidade do grupo, ficando sujeito a confirmação da organização do festival.

6.3 A Comissão Organizadora será responsável em adequar os dias e horários sugeridos pelos responsáveis dos grupos  e espetáculos selecionados, para conciliar as disponibilidades tanto dos grupos quanto as do teatro/ ou dos locais alternativos para apresentação.

6.3 O resultado dos grupos selecionados será divulgado até o dia 19 de setembro de 2011, no site http://www.cerquilho.sp.gov.br/  e Blog: http://culturacerquilho.blogspot.com/

6.4 A Comissão Organizadora poderá, a qualquer tempo, entrar em contato
com as companhias para obtenção de detalhes.

6.5 Os responsáveis pelas Companhias selecionadas serão informados por
e-mail, telefone e/ou notificação.

6.6 Não será fornecida qualquer informação sobre a seleção antes da data
prevista.

6.7 A Comissão Organizadora poderá  a qualquer momento convidar um ou dois espetáculos profissionais para participar a título de “convidado especial” do II Festival de Teatro de Cerquilho- FETEC”.  Caso haja convite para apresentação de grupos profissionais estes receberão através do seu representante legal o prêmio de participação.


7. Das responsabilidades de produção do espetáculo

7.1 A produção do espetáculo, o transporte da equipe, do material cênico, assim como a alimentação e hospedagem serão de responsabilidade dos próprios grupos e/ou Prefeituras Municipais representadas, cabendo ao município organizador do evento o apoio na  infra-estrutura para realização do espetáculo.
7.2 É de responsabilidade do grupo a produção do espetáculo e todo o material necessário à montagem e desmontagem do mesmo e, ainda, a equipe própria para realizar esse trabalho.

7.3 O Festival oferece apoio técnico (funcionários do Teatro) para orientação da montagem e desmontagem de cenário, luz e som;

7.4  Cada grupo, logo após o término de seu espetáculo, deverá desocupar todo o palco e espaços em torno, retirando todo o material de cena que lhe pertencer. A Prefeitura Municipal de Cerquilho, o Departamento de Cultura e o Teatro Municipal não serão em nenhum momento responsabilizados por qualquer material que os grupos venham a deixar no palco durante ou após a realização do Festival.
8. Prêmios
8.1  Os grupos selecionados para participação no II Festival de Teatro de Cerquilho – FETEC, receberão após a apresentação o “Prêmio de Participação” no valor de
R$. 400,00 (quatrocentos reais), que será pago a instituição responsável representada pelo grupo ou ao representante legal do grupo profissional que apresente CNPJ, ou ainda ao responsável legal pelo grupo,  mesmo que amador,  que comprove através de currículo  outros espetáculos apresentados anteriormente pelo mesmo grupo, a comprovação deverá ser feita através de currículo e recortes de matérias e reportagens impressas em jornais (nome do Jornal e data). Sem a devida documentação e comprovação do responsável pelo grupo em espetáculos anteriores, o grupo “não” receberá o prêmio de participação e poderá ter sua inscrição cancelada.

8.2 A Comissão Organizadora poderá escolher um ou dois espetáculos profissionais para participar a título de “convidado do II Festival de Teatro de Cerquilho- FETEC”.  Estes grupos profissionais mediante apresentação dos documentos do item 5,  receberão através do seu representante legal o  prêmio de participação .

8.3 Todas as peças selecionadas ou convidadas apresentadas receberão Certificado de Menção Honrosa pela participação.


9. Das normas gerais  do teatro
9.1 Os espetáculos selecionados serão apresentados em palco italiano – semi-circular, que é modalidade do Teatro Municipal de Cerquilho, sede do II Festival de Teatro de Cerquilho;

9.2 Deverão ser respeitados os dias e os horários das apresentações definidos pela coordenação do Festival de Teatro de Cerquilho e confirmados com os coordenadores do teatro;

8.3 As produções terão 06 (seis) horas (das 14h às 18h) para montagem de luz e cenário, ensaio e início da apresentação;

8.4 O Festival apresentará todos os seus espetáculos rigorosamente nos horários anunciados, salvo problemas publicamente conhecidos e, como tal, aceitos pela Organização;

8.5 As portas do teatro serão abertas 10 (dez) minutos antes do horário marcado do início do espetáculo, às 19h50min.
9. Das condições técnicas do Teatro Municipal de Cerquilho
Luz
Descrição dos equipamentos  
Quant.
ELYPSOS TELEM
10      
PARES 64 # 5 – 110 V
32      
PC
24      
FRESNEL
24      
SET – fazendo platéia
01     

Som

- MESA BEHRINGER – 2442 - FX
08 - CANAIS,
08 - ENTRADAS KANON,
08 - ENTRADAS “BANANA”,
01 - CAIXAS POR CANAL. (01 Ativa e 01 Passiva/ MASTER)
02 - CAIXAS DE SOM                                                                                                              01 - CAIXA DE RETORNO
01 - MICROFONE COM FIO (BOOM)                                                                             01-  MICROFONE S/FIO (LIKO)                                                                                                * Condições sujeitas a modificações

Camarins
Descrição dos equipamentos
Quant.
Camarins p/ uso – s/ ar condicionado – c/espelheira e banheiros
02
Boca de cena
Largura: 12m
Altura:     6m
Pro Cênico
Profundidade: 8m  largura
Urdimento
Altura: 14m                                                                                                                          Obs.: Prever redução de 0,40cm em relação à altura do urdimento, em função das varas.
10. Os debates

10.1 Os debates entre debatedor e público, ocorrerá sempre após o término de cada apresentação com duração máxima de 30 minutos.
Os assuntos debatidos e analisados serão pontuados pela organização para elaboração do relatório geral do II FETEC. Após a conclusão do evento cópias desse documento serão encaminhados por e-mail a todos os grupos participantes.
10.2 Casos omissos serão deliberados pela comissão organizadora.
Cerquilho,15 de agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário