quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Uma história de Seca e O Cativeiro abriram o “V FEMATCC”











Apresentação de peça de criação coletiva da Turma de Teatro Adulto do Projeto Cultural
de Teatro do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Cerquilho.

As apresentações abriram o  V Festival Municipal de Atividades Culturais de Cerquilho FEMATECC. As encenações tiveram início às 20h com direção geral e Adaptação e Hugo Muneratto, professor de artes cênicas  e professor responsável do Projeto Cultural de Teatro da Prefeitura Municipal de Cerquilho e integrante da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí.  


Muneratto e alunos das de teatro da turma de Adulto do Projeto Cultural Municipal contaram os trabalhos e talento inconfundível de Jaime Pinheiro, artista plástico e professor do Conservatório de Tatuí na cenografia dos dois espetáculos, o qual esteve presente e recebeu merecidos elogios da equipe de trabalho, da organização e do público.

Grupo de Cerquilho desenvolveram e encenaram Uma Historia de Seca no dia 30
Uma história de seca mostrou a aflição do povo perante a seca no sertão, o medo da fome  que se agravaria com as bicas secando e com as plantações morrendo por falta de chuva. O enredo salientou a  devoção do povo sofrido à Nossa Senhora Aparecida e a esperança deles na fé e na oração para resolverem os problemas que enfrentavam devido a seca.


Grupo de Cerquilho encena peça premiada de jornalista e escritor tatuiano Ivan Camargo
]
Em O Cativeiro, a encenação, a primeira que insere o texto do tatuiano Ivan Camargo, na fala de jovens amadores, teve início às 21h e direção geral de Hugo Muneratto, responsável pela adaptação da peça, que virou livro publicado em 2008, e professor do Projeto Cultural Teatral, da Prefeitura de Cerquilho.
As apresentações  de quarta-feira foram prestigiadas pelo autor de O cativeiro, Ivan Camargo e  representou para ele a estreia do seu texto no teatro. Ivan Camargo é escritor, editor do jornal O Progresso”, de Tatuí e assistiu à apresentação do livro dele ao lado da esposa Lívia Amara Rodrigues (gerente de publicidade do bissemanário), de Sérgio Luís Cardoso (gerente financeiro) e dos repórteres Cristiano Mota e Francis Jonas Limberger.
O resultado agradou também o exigente diretor do projeto, professor Muneratto que diz que  para ele as encenações são como uma espécie de avaliação para os atores, afirmando que  “Do ponto de vista de iniciante, o resultado foi bom. Do ponto de vista artístico, temos muito que garimpar”.  Muneratto revela estar satisfeito com a resposta do público, o qual interagiu com os atores em determinados momentos E afirma:  “Em alguns momentos, tivemos um ‘feedback’ (retorno) legal”. Declara ainda que as quatro  turmas, com as quais trabalha encontram-se durante três horas uma vez por semana. Os grupos reúnem-se desde abril para receber instruções e ensaiar e conclui afirmando que:  “Este é o desafio de se fazer um projeto como este”, e adiciona Muneratto. “Como eles só se encontram uma vez por semana, este não é um curso regular, a tarefa é árdua”.A apresentação de quarta-feira serviu como uma espécie de avaliação para os atores e representou a estreia do texto de Ivan Camargo no teatro.


As apresentações dos espetáculos de encerramento de ano letivo do Projeto Cultural de Dança foram realizados nos dias 01 e 02 de dezembro no Teatro Municipal de Cerquilho em evento fechado voltado para os pais. As apresentações fizeram parte do V FEMATCC e nos dois dias de apresentação, tiveram início as 20 horas com lotação máxima e participação de 260 alunos, os quais integram as 16 turmas do Projeto Cultural de Dança da Prefeitura Municipal de Cerquilho, criado pela Prefeitura Municipal de Cerquilho em 2007, sob direção e coordenação geral do Departamento de Cultura.
O Prefeito Municipal de Cerquilho esteve presente na quinta-feira, primeira noite da mostra de dança, ao lado de sua noiva Vânia Scudeler e abriu o evento agradecendo a presença de todos e ressaltando a equipe e direção do Departamento de Cultura pela coordenação dos Projetos Culturais de Dança e Teatro desenvolvidos no decorrer do ano. O evento contou ainda com a presença do Vice Prefeito do município Márcio  Roberto Gaiotto, da Presidente do Fundo Social de Solidariedade Jaqueline Grando Gaiotto e da Diretora do Departamento de Eventos Marina De Nigris Ferrari e seus dois filhos.


No último sábado a apresentação especial do V FEMATCC reuniu no palco do Teatro Municipal 100 alunos do projeto Guri Pólo Cerquilho. O Projeto Guri - Pólo Cerquilho é de iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura,administrado pela Associação Amigos do Projeto Guri. O Pólo Cerquilho foi implantado no município numa importante parceria realizada em 2005 entre Associação Amigos do Projeto Guri, Prefeitura Municipal de Cerquilho e as empresas patrocinadoras Cipatex  e PPE Fios esmaltados. o evento contou com a presença do Diretor da PPE Fios Celso Cipelli e família e com um público que lotou o auditório os quais aplaudiram com louvor e em pé  a apresentação especial de final de ano do Projeto Guri Pólo Cerquilho ( Considerado um dos mais estruturados pólos da região de Sorocaba). No dia 03 o Pólo Cerquilho apresentou-se com o grupo de percussão, canto coral, violão e sopros, em seu repertório os integrantes apresentaram composições que privilegiam a cultura popular brasileira, tais como: Auêndauê - O Canto dos escravos, Maracatu de Baque Virado, Cateretê e  composições dos grupos: Titãs, Jota Quest, Tribalistas , internacional de J. Lennon/ P MacCartney  e as tradicionais composições natalinas encerraram essa apresentação especial. O destaque da noite foi para a participação do auxiliar de Pólo: Paulo Henrique de Benedito que soltou sua voz e fez uma belíssima participação vocal ao lado dos educadores  Josiane Gonçalves (Professora de violão) e Anna Cristina De Moura Lazini  Schincariol (Professora e regente de Canto Coral) e o brilho da noite o ritmo, harmonia, disciplina e musicalidade desenvolvida pelos alunos do Guri Pólo  Cerquilho. O Prefeito  Du Pilon agradece e parabeniza todos que participaram dessa primeira semana do V FEMATCC e convida o público para prestigiar as peças infantis: A Bonequinha de Pano de Ziraldo e Quem matou o leão de Maria Clara Machado  que serão apresentadas sob direção de Hugo Muneratto no dia 20 de dezembro no Teatro Municipal de Cerquilho em duas sessões, as 16  e as 19 horas com entrada franca.

Departamento de Cultura: 05 dezembro/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário