terça-feira, 24 de maio de 2011

MAPA CULTURAL PAULISTA FASE MUNICIPAL 2011

        

MAPA CULTURAL PAULISTA FASE MUNICIPAL 2011
INSCRIÇÕES:
ATÉ 31 DE MAIO DE 2011, PARTICIPE! INSCREVA-SE!

O Mapa Cultural Paulista é um Projeto da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo , criado em 1995, que visa  identificar, valorizar e promover o intercâmbio de artistas em todo Estado de São Paulo, que esse ano lança sua edição 2011/2012 que contempla 07 (sete) expressões artísticas.

Criado especialmente para estimular a participação de seus municípios em atividades culturais, razão pela qual é realizado em três fases:
Fase Municipal – Momento em que o município realiza, dentro do cronograma definido pelo Estado, uma mostra de todos os artistas locais inscritos em cada uma das sete expressões artísticas: Artes Visuais, que compreende as expressões de Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia; Vídeo; Canto Coral; Música Instrumental; Literatura, que compreende as expressões de Conto, Poema e Crônica; Dança e Teatro.
Em Cerquilho as inscrições para a  Fase Municipal  podem ser entregues no período de 11 de abril a 31 de maio de 2011, de segunda à sexta, das 8h30m as 16h30m e das 13h30m as 16h30m.
O Edital/Regulamento e as Fichas de Inscrição de cada expressão artística  estão disponíveis para os interessados no site: www.cerquilho.sp.gov.br .

Todos os participantes de edições anteriores poderão se inscrever, desde que, com produções e ou criações inéditas no Mapa Cultural Paulista.

A idade mínima indicada e permitida para a participação é  14 anos completos até a data de realização da Fase Regional do evento, sendo que, menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável no ato da inscrição, com um documento de autorização, com cópia de RG e CPF, tanto dos responsáveis quanto do menor. Os mesmos deverão ser anexados à ficha de inscrição, que deverá ser assinada pelo responsável.
Os participantes devem apresentar documento que comprove a data de nascimento. É vetada a participação de estrangeiros que não estejam com seus documentos regularizados.
A seleção das obras e/ou trabalhos que representarão o município de Cerquilho será feita por  jurados  de reconhecido saber nas respectivas áreas e com o intuito de dar credibilidade ao julgamento, conforme obrigatoriedade do Edital pelo menos 1 (um) jurado será de outro município. A mostra será realizada no período de 15 a 18 de junho no Teatro Municipal de Cerquilho, com entrada franca.
A não realização da Fase Municipal ou não encaminhamento dos relatórios citados no B.5, inviabilizará a participação do município nas fases subsequentes.


Fase Regional/2011
A Fase Regional objetiva a escolha dentro da diversidade das expressões artísticas indicadas nas Fases Municipais para a Fase Regional, as que participarão no ano de 2012 da Mostra Estadual na Capital e da Circulação pelo interior do Estado de São Paulo. O evento da Fase Regional que deverá ocorrer obrigatoriamente no período de 01 de Agosto a 15 de Novembro de 2011 nos municípios sedes. As Comissões de Seleção poderão indicar destaques e atribuir menções honrosas caso julguem conveniente.
O artista indicado para a Fase Regional deverá obrigatoriamente se inscrever junto ao setor de Cultura de seu município,  para a Fase Regional com a(s) mesma(s) obra(s) inscritas e indicadas na Fase Municipal e com a mesma documentação exigida para a Fase Municipal.
O preenchimento incorreto da ficha ou a falta de qualquer documento até a data estipulada inviabilizará a participação na Fase Estadual.
Após cada evento, o responsável pela Comissão de Seleção deverá enviar relatório à Abaçaí Cultura e Arte, conforme orientação da coordenação do projeto.

Fase Estadual/2012
Na Fase Estadual que será realizada em 2012, todos os selecionados na Fase Regional participarão de um evento na Cidade de São Paulo. Nesse evento o Estado objetiva ampliar o conhecimento das obras, dos artistas participantes e do programa.
A partir desta fase serão produzidos os materiais de registro desta edição, composto por antologia, catálogo, CDS e o DVD que serão entregues em forma de premiação.
Os selecionados, participarão de uma Mostra Estadual a realizar-se na Capital - São Paulo, no primeiro semestre do ano de 2012, em período a ser definido oportunamente.
Para cada uma das expressões será promovido um encontro entre os artistas participantes, profissionais do Júri correspondentes e profissionais convidados, contribuindo no caráter informativo, fomentando a produção cultural de todo o Estado de São Paulo.

Entenda como será a Fase Circulação/2012 
Na Circulação, os artistas ou grupos das expressões Canto Coral, Música Instrumental, Teatro e Dança, circularão pelo Estado de São Paulo para divulgarem suas criações artísticas.  A  Abaçaí  Cultura  e  Arte  realizará um agendamento destas apresentações, de acordo com as solicitações dos municípios, e arcará com a despesa de transporte dos mesmos.
A cada apresentação realizada ocorre à liberação do valor referente ao “Prêmio Estimulo” do grupo.
As expressões Canto Coral, Música Instrumental, Teatro e Dança participarão de uma circulação por 03 (três) cidades do interior do Estado.
A circulação da produção das áreas de Literatura, Vídeo e Artes Visuais acontecerá através de antologia, catálogo e DVDs, elaborados pela Abaçaí Cultura e Arte, que serão distribuídos aos artistas e escritores selecionados, bem como às entidades e bibliotecas no maior número de municípios do Estado de São Paulo.
Cabe a Abaçaí Cultura e Arte oferecer e agendar junto aos municípios as atividades que farão a  circulação.
Em contrapartida, os municípios que receberão as atrações deverão arcar com as despesas de alimentação dos grupos e quando necessária com as de hospedagem.
As despesas com transporte e a liberação do “Prêmio Estímulo” aos grupos são de responsabilidade da Abaçaí Cultura e Arte. Porém os pagamentos estão vinculados à realização das apresentações.
Os selecionados circularão em municípios distantes até 200 Km da cidade de origem, sendo que, as cidades serão determinadas pela Abaçaí Cultura e Arte e as datas e horários serão definidos em comum acordo.

Nas Disposições Gerais do Edital, outras orientações importantes.

Por não ter nenhum tipo de cobertura securitária, o transporte e a conservação das obras, serão de inteira responsabilidade dos artistas e municípios de origem. Para tanto as prefeituras deverão seguir a orientação das produções, tanto da cidade-sede na Fase Regional, quanto da Abaçaí Cultura e Arte na Mostra Estadual.
Será permitida a substituição de integrantes entre as fases, nas expressões Dança, Teatro, Canto Coral e Musica Instrumental, desde que respeitando o limite máximo de um terço (1/3) do número total de membros do grupo.
A decisão da Comissão de Seleção, independente da fase ou expressão, é soberana e irrecorrível.
Toda e qualquer imagem, seja ela em forma de fotografia e/ou vídeo referente ao Programa Mapa Cultural Paulista, pertence a Abaçaí Cultura e Arte podendo ser utilizada em caráter institucional e/ou divulgações.
Os casos omissos no Edital do mapa Cultural paulista serão definidos pela Coordenação do Projeto juntamente com a Diretoria Cultural da Abaçaí Cultura e Arte.

Contato em Cerquilho : E-mail: cultura@cerquilho.sp.gov.br
15 3384 5027 Departamento de Cultura


Cultura: 24/05/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário